Google Play Services apresenta falhas continuamente – Como resolver?

O seu Android exibe uma mensagem de erro indicando que o Google Play Services apresenta falhas continuamente? Saiba como corrigir o problema com algumas soluções simples. Quando surge este erro, é normal que outros aplicativos do Google também apresentem problemas, tais como o Gmail, o Google Drive ou YouTube, etc.

Solução 1: Limpar dados temporários

Vamos começar pela solução mais simples, ou seja, limpar os dados temporários do aplicativo problemático. Para isso, comece por aceder às Definições do seu Android e escolha a opção “Aplicativos”.

Na lista de aplicativos instalados procure por “Google Play Services” ou em português, Serviços do Google Play. Em seguida, escolha a opção “Armazenamento” > Gerir Espaço. Toque no botão “Limpar todos os dados” para excluir todos os arquivos temporários.

gerir espaço do google play services

Repita o procedimento para o aplicativo “Google Play Store”. Ou seja, volte a aceder às Definições do Android e toque em Aplicativos. Escolha o aplicativo “Google Play Store” > Armazenamento > Limpar cache e Limpar dados.

Dica: Alguns leitores, sugeriram que tocar no botão “Desativar” e a ativar novamente poderia ajudar a resolver o problema. Para terminar, reinicie o seu dispositivo e verifique se o erro “Google Play Services apresenta falhas continuamente” desapareceu.

Solução 2: Instalar uma versão mais recente

Por vezes, é necessário instalar a versão mais recente dos aplicativos para corrigir um problema. No entanto, se o Google Play Services e a Play Store não funcionarem corretamente, esse download nunca irá acontecer. A solução, passa por baixar esses mesmos aplicativos de fonte “externa”, por exemplo, através do site ApkPure:

Baixe a versão mais recente de ambos os aplicativos e instale no seu aplicativo. Poderá ser necessário ativar a instalação de aplicativos de Fonte Desconhecida (caso ainda não o tenha feito).

Solução 3: Remover atualizações

Se a versão mais recente não resolver o problema, então podemos executar o caminho contrário, e remover as atualizações. Para isso, comece por aceder às Definições do seu Android e escolha a opção “Segurança”.

Em seguida, escolha a opção “Administradores do Telefone” e desative o “Android Device Manager” (Localizar o meu dispositivo) como administrador.

localizar o meu dispositivo

Em seguida, volte a aceder ao menu “Aplicativos” e escolha o Google Play Services” (Ou serviços do Google Play). Toque no botão de opções (3 pontos) e escola “Desinstalar atualizações”. Confirme a desinstalação das atualizações tocando em OK.

desinstalar atualizações do google play services

Em seguida, poderá reativar o serviço Localizar o meu Android, repetindo o procedimento anterior. Para isso, basta aceder às Definições > Segurança > Administradores do telefone > Reative o Android Device Manage. Reinicie o seu telemóvel, se tudo correu bem o erro do Google Play Services terá desaparecido.

Solução 4: Redefinir as preferências dos aplicativos

Outra forma de corrigir problemas como funcionamento de aplicativos é redefinindo as preferências dos aplicativos. Para isso, aceda às Definições do seu telemóvel e escolha a opção “Aplicativos”. Toque no botão de 3 pontos e escolha “Repor preferências das aplicações”.

repor preferências das aplicações

Extra: Alguns leitores que o problema poderia ser corrigido desinstalando o aplicativo “Google Play Instant Apps”. Para isso, basta aceder às Configurações do seu dispositivo e escolher “Aplicativos”. Na lista de “apps”, procure por Google Play Instant Apps e escolha a opção “Desinstalar”.

Caso tenha alguma dúvida, ou possua alguma solução adicional, envie o seu comentário para o Dicas Droid 😉

Deixe um comentário