Como gravar as chamadas do Whatsapp (áudio + vídeo)

Atualmente existem várias formas de gravar as chamadas do WhatsApp, sendo possível capturar o áudio e o vídeo da chamada (ligação). Para isso, você poderá usar um aplicativo específico, ou gravar (filmar) a tela do seu Android.

Como segurança, recomendamos que o leitor faça uma gravação de teste, de forma a garantir que tudo funciona corretamente. De salientar, que os procedimentos propostos também são eficazes para gravar chamadas de outros serviços como o Skype, Facebook Messenger, Tangoo, etc.

WhatsApp

Importante: Em alguns países, gravar as chamadas é ilegal, sendo necessário autorização de todas as partes envolvidas. Por esse motivo, alguns fabricantes (por exemplo, a Huawei) foram obrigados a remover as ferramentas de gravação de chamadas nativos. Antes de avançar, certifique-se que não vai contra as normas locais. Obrigado.

Como gravar as chamadas do WhatsApp


1. O aplicativo Cube Call Recorder permite gravar as conversas do WhatsApp com enorme facilidade. Para isso, comece por baixar o aplicativo para o seu dispositivo Android e proceda à respectiva instalação.

Em seguida, será necessário conceder várias permissões, para garantir que o aplicativo consegue sobrepor todas as limitações técnicas. O Cube Call Recorder fornece todas as orientações necessárias.

Na prática, será necessário fornecer permissão de sobreposição de aplicativos, de acessibilidade, inicio automático e por fim, remover a otimização da bateria para evitar que o aplicativo seja terminado em segundo plano, e impedir que o mesmo possa arrancar quando receber uma chamada WhatsApp.

Após a configuração inicial, o aplicativo já estará pronto a gravar as chamadas. Na próxima chamada que receber surgirá este novo ícone que lhe permite iniciar a gravação.

gravar chamada do whatsapp

Se pretende salvar apenas as conversas o texto das conversas, poderá usar a ferramenta nativa para exportar as conversas. Pode inclusivamente salvar todas as conversas (e respectivos anexos) no Google Drive. Para mais detalhes, consulte o nosso tutorial: Exportar as conversas do WhatsApp.

Como é óbvio, também poderá optar por uma simples captura de tela pressionando simultaneamente os botões “Baixar Volume + Power”, ou usar o atalho que surge nas novas Android.

2. O Mobizen é um dos melhores aplicativos para gravar a tela do seu Android, permitindo gravar o áudio reproduzido no dispositivo. Neste caso, ele deverá ser usado apenas para gravar o vídeo, visto que, quando a chamada do WhatsApp iniciar, o Mobizen não conseguirá gravar o audio.


Na prática, basta proceder à instalação do Mobizen no seu dispositivo Android e tocar no botão de gravação, em forma de câmera.

mobizen

Ao tocar no botão Opções poderá definir a qualidade da imagem, bem como o número de frames capturados. Como é óbvio, quanto melhor for a qualidade de imagem, maior será o arquivo final.

Como gravar as chamadas do Whatsapp

Para visualizar os vídeos produzidos, poderá usar um explorador de arquivos (como o File Commander) e aceder ao diretório “Armazenamento interno” – “Mobizen”.

Recordamos que as versões mais recentes do Android já lhe permitem gravar a tela sem recorrer a aplicativos externos, bastando para isso aceder à barra de ferramentas do seu Android e tocar na opção “Gravar ecrã”.

3 comentários em “Como gravar as chamadas do Whatsapp (áudio + vídeo)”

    • Olá Josinete, tudo bem?

      Se efectuar os procedimentos deste artigo rapidamente irá perceber que SIM é possível gravar o vídeo da chamada. Caso tenha dúvidas, basta enviar novo comentário.

      Responder
  1. Baixei o aplicativo, clico na filmadora enquanto converso por video com minha mãe e fica só o som e a tela capturada. Não grava vídeo da nossa conversa. O que faço

    Responder

Deixe um comentário