LCD ou AMOLED: Qual o tipo de tela que o meu Smartphone usa?

Nos últimos tempos, vários serviços começaram a implementar e incentivar a utilização do modo escuro. Para além do maior conforto para os seus olhos, o modo escuro permite economizar bateria, no entanto, essa poupança apenas se aplica em telas AMOLED.


Portanto é normal que o leitor se questione, mas afinal que tipo de tela é que o meu smartphone possui? LCD ou AMOLED? A grande maioria dos smartphones atuais ainda usa telas LCD, especialmente os modelos mais baratos, no entanto, é uma tendência que está a mudar rapidamente.

As telas AMOLED são mais eficientes a nível energético, visto que cada pixel é iluminado de forma individual, dispensando a luz de fundo. Portanto, quando a cor preta é exibida, os pixels são desligados, o que se traduz numa poupança significativa, para ter uma ideia, nos nossos testes o modo escuro permitiu poupar cerca de 30% de bateria.

1. Tipo de tela: Faça o teste

Existe um teste muito simples para verificar se possui uma tela LCD ou AMOLED. Na prática basta colocar a iluminação da sua tela no máximo e abrir a seguinte imagem preta (pressione o link para abrir a imagem). Numa sala escura, verifique se o seu dispositivo exibe luz de fundo, ou se a tela está efetivamente desligada. Se possui luz de fundo, é LCD, se estiver desligada é AMOLED.

2. Usando um aplicativo

Se ficou com dúvidas, ou o primeiro procedimento não o convenceu, poderá sempre recorrer a um aplicativo gratuito, para detalhar as características do seu smartphone.


Uma das melhores soluções é o AIDA64, um aplicativo gratuito e fiável. Após instalar o aplicativo basta aceder ao separador ecrã e verificar a tecnologia listada, no nosso exemplo, usamos um Huawei P30 lite (New edition) que revelou possuir uma tela LCD.

Forçar o modo escuro

Se possui uma tela AMOLED poderá forçar o modo escuro para economizar ainda mais a bateria. Para isso, poderá usar o aplicativo “Dark Mode“, que basicamente aplica o modo escuro na maioria dos aplicativos, seja ele WhatsApp, Facebook, Instagram, Google Play Store, etc.

Em último caso, também estamos aqui para o ajudar. Envie o seu comentário para o Dicas Droid com o modelo do seu smartphone, e nós indicamos o tipo de tela do seu smartphone. Obrigado e ate já 😉

Deixe um comentário