Mantenha o smartphone desbloqueado quando está em casa (Android)

Os nossos smartphones guardam muita informação sensível, no entanto, nem sempre é necessário manter o bloqueio por PIN ou a impressão digital. Se está em casa, ou num ambiente livre de olhares “bisbilhoteiros”, seguramente que é mais cómodo manter o smartphone desbloqueado.

Para isso, basta usar a funcionalidade “Locais fidedignos” do Android, evitando ter de remover e voltar a adicionar a proteção manualmente. Também é possível conectar dispositivos Bluetooth de confiança, mantendo o seu smartphone desbloqueado sempre que o mesmo esteja conectado. Por exemplo, quando entra no carro e conecta o smartphone ao rádio.

Como ativar os locais fidedignos no Android

O funcionamento é simples, sempre que estiver num “local fidedigno”, o seu smartphone Android será mantido desbloqueado. E sim, já adivinhou, será necessário manter o GPS ativo para que possa funcionar. Se desligar o GPS, o Android ativa imediatamente o bloqueio por PIN ou impressão digital.

Para começar, aceda às Definições do Android e escolha a opção “Biometria e desbloqueio do ecrã” > Desbloqueio Inteligente. Introduza o seu PIN de proteção para aceder a esta definição “sensível”.

smartphone desbloqueado lock android locais fidedignos

Toque na opção “Locais Fidedignos” e ative o GPS para obter uma localização. Surgirá a sua localização atual com um raio de alcance de tolerância, bastando tocar em “selecionar esta localização” para confirmar o local fidedigno.

Em alternativa, poderá adicionar uma morada manualmente, uma opção muito útil, caso pretenda adicionar a morada de um familiar.

Também poderá adicionar um dispositivo “Bluetooth” de confiança, permitindo manter o smartphone desbloqueado quando os mesmos estão conectados. Para isso, basta escolher a opção Dispositivos fidedignos e escolher o dispositivo.

Caso o mesmo não se encontre na lista de opções, proceda ao emparelhamento dos dois dispositivos acedendo às opções de Bluetooth do seu smartphone. Após a ligação, volte a tentar conectar o dispositivo. Ficou com dúvidas? Envie o seu comentário para o Dicas Droid 😉

Deixe um comentário