Não consigo receber MMS no Android – Como resolver?

O seu Android não recebe MMS? As MMS que recebe não possuem imagem? Saiba como resolver o problema com algumas dicas simples. O problema pode ser provocado por uma má configuração das “APN’s”, ou simplesmente, porque o Android não foi configurado para baixar as MMS.


Em último caso, poderá fazer um “reset” de fábrica ao seu Android, revertendo todas as alterações que possam estar a impedir a recepção de MMS. Um smartphone com problemas de configuração de APN’s, também poderá apresentar problemas a conectar aos dados móveis.

mensagens

Nao consigo receber MMS no Android – Como resolver?

1. Em primeiro lugar, comece por verificar se o seu dispositivo Android está programado para baixar as MMS. Para isso, comece por aceder ao aplicativo de SMS e clique no botão de três pontos. Entre em “Configurações” e verifique se a opção “Download Automático de MMS” se encontra ativa.

não consigo receber mms no android

Se usa um aplicativo como o Google Mensagens, também poderá ativar o download automático de MMS pressionando o botão de 3 pontos > Definições > Avançadas. Ative a opção “Transferir MMS automaticamente.

transferir mms automaticamente google mensagens

2. Configurar uma APN

A maioria dos problemas na recepção de MMS resulta de problemas com as APN (Access Point Network). Para resolver existem três soluções: introduzir os dados manualmente, usar um aplicativo específico ou contactar o operador.


Você poderá adicionar uma APN manualmente com relativa facilidade. Para isso, basta aceder a Definições > Rede Móvel > Dados Móveis > Nomes dos pontos de Acesso (APN). Agora, toque no botão de 3 pontos e escolha “Novo APN”.

novo apn

Será necessário preencher a lista de dados da sua operadora. Caso necessite de dados para uma operadora específica, basta enviar um comentário. Será impossível postar todas as APNs existentes, mas seguramente que é possível postar a que você necessita 😉

APN Vodafone:

Nome: Vodafone net2
APN: net2.vodafone.pt
Proxy: iproxy.vodafone.pt
Porta: 80
Nome de Utilizador: vodafone
Palavra-passe: vodafone
Servidor: Não definido
MMSC: http://mms.vodafone.pt/servlets/mms
Proxy de MMS: iproxy.vodafone.pt
MCC: 268
MNC: 01
Tipo de Autenticação: nenhum
Tipo APN: internet+mms+dun

APN MEO

Nome : MMS MEO
APN: mmsc.tmn.pt
Proxy: Não definido
Porta: Não definido
Nome de usuário: em branco
Senha: em branco
Servidor: Não definido
MMSC: http://mmsc/
Proxy de MMS: 10.111.2.16
Porta MMS: 8080
MCC: 268
MNC: 06
Tipo de autenticação: PAP
Tipo de APN : MMS
Protocolo de APN: IPv4/IPv6
Protocolo de roaming do APN: IPv4
Portador: não especificado
Tipo de MVNO: Nenhum(a)

No Google Play Store existem vários aplicativos capazes de adicionar a configuração correta de APN no seu Android. Após a configuração, poderá desinstalar os aplicativos evitando que fiquem a ocupar espaço sem qualquer utilização prevista no futuro. Um desses aplicativos é o APN Settings.


Na prática, será necessário executar o aplicativo e fornecer as permissões iniciais, para que o mesmo possa reconhecer a operadora que está a usar. Agora basta escolher a APN mais adequada, neste caso a APN de MMS da sua operadora.

Será necessário criar uma nova APN e copiar manualmente os dados necessários, tal como explicado no passo anterior, um procedimento chato mas eficaz, e que só terá de fazer uma vez.

apn settings

Caso o problema não desapareça, poderá entrar em contacto com o seu operador e solicitar ajuda para configurar o APN. Algumas operadoras conseguem inclusivamente enviar uma mensagem que permite ao dispositivo baixar as configurações corretas.

3. Por vezes, as mensagens (SMS ou MMS) podem ficar pendentes, sendo necessária a intervenção da operadora para desbloquear a situação. Fale com a sua operadora para verificar se existem MMS pendentes associadas ao seu número.

4. Se todas as soluções apresentadas não forem suficientes, poderá experimentar fazer um reset de fábrica revertendo as configurações do seu smartphone para o estado original. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: como fazer um reset de fábrica.




Deixe um comentário