O que é o Carregamento Inteligente no Android?

Os smartphones atuais possuem a funcionalidade carregamento inteligente, que permite pausar o carregamento da bateria, e retomar um pouco antes de você precisar do dispositivo. Dessa forma, prolonga a vida útil da sua bateria, e ainda poupa energia. Mas como é que funciona este tipo de carregamento? Como posso ativar / desativar o carregamento inteligente?

carregamento inteligente no android

Se costuma deixar o telemóvel a carregar toda a noite, poderá ficar mais descansado, o carregamento da sua bateria irá pausar (por exemplo, nos 80%), e retomar um pouco antes de você necessitar do dispositivo. Para isso, o sistema irá analisar a sua rotina de carregamento, ou interagir com o despertador do smartphone, retomando um pouco antes dele tocar.

A tecnologia vem inovando cada vez mais e com isso os telefones contam com carregamentos mais inteligentes. Exceto para dispositivos móveis que usam baterias de íon de lítio (Li-Ion), as próprias baterias e seus respectivos carregadores são inteligentes e todos os três se comunicam entre si para trocar informações para melhorar a eficiência do processo de carregamento.

Como ativar / desativar o carregamento inteligente?

Comece por aceder às configurações do seu smartphone e procure a opção “Bateria” > Mais definições da bateria. Agora, poderá ativar ou desativar o Carregamento inteligente. Em alguns casos, é possível ainda ativar a “Antidegradação inteligente da bateria”, que impede que o carregamento atinja os 100%.

ativar / desativar carregamento inteligente no android

Isto diminui ligeiramente a autonomia do seu dispositivo, mas prolonga a vida útil da sua bateria. Para que esta funcionalidade funcione corretamente, é necessário que o smartphone e o carregador comuniquem entre si, por isso mesmo, deve usar o carregador do fabricante, bem como o próprio cabo incluído.

Baterias inteligentes como elas funcionam?

Baterias inteligentes podem ser entendidas como dispositivos de armazenamento de carga que podem realizar operações mais complexas. O seu microchip informa os dispositivos conectados (carregadores e smartphones) sobre o seu estado atual ou SoC (estado de carga). Eles também informam a sua “saúde” ou SoH (estado de saúde).

Baterias inteligentes não são usadas apenas em smartphones e tablets. Eles são usados ​​em equipamentos médicos, militares, outros equipamentos de informática, câmeras digitais, etc. Notificar as funções do SoC e SoH é essencial para a segurança desses dispositivos.

Carregador de Bateria Inteligente

O dispositivo carregador inteligente foi projetado para carregar a bateria com precisão e segurança. O carregador inteligente não sofrerá sobrecarga, permitindo que mantenha o processo de carregamento em baixa amperagem. Como já mencionado, as baterias inteligentes são equipadas com microchips que interagem com unidades de carregamento específicas correspondentes.

É importante utilizar somente o carregador original do seu aparelho, pois o mesmo tem a potência correta para fazer um carregamento no seu smartphone de maneira saudável e assim manter a vida útil do seu aparelho, visto que ser for colocado um carregador com amperagem menor do que ele precisa, pode danificar o seu aparelho.

Deixe um comentário