Como proteger um tablet para criança (Bloquear perigos) – Dicas Droid

As crianças hoje em dia estão cada vez mais voltadas para a tecnologia. Por um lado, a tecnologia tem um lado extremamente positivo, estimulando a aprendizagem da criança, e permitindo que os pais possam descansar.

No entanto, existe sempre o lado mais negro, expondo as crianças aos perigos da Internet. A boa notícia, é que o Android já possui algumas funcionalidades para proteger as crianças, podendo ser complementadas com o recurso a aplicativos externos.

tablet

Bloquear instalação de aplicativos (Play Store)

O Google Play Store permite bloquear a instalação de aplicativos impróprios, bastando para isso usar o controle parental. Para isso, basta aceder ao Google Play Store e tocar no botão de opções (3 barras) – definições.

Ative o controle parental e defina um Pin de acesso. Selecione o tipo de conteúdo que pretende bloquear, usando a idade da criança como referência.

controle-parental

Bloquear compras no Play Store

Ainda nas opções do Google Play Store, poderá proteger a compra de aplicativos exigindo a senha para concluir a compra. Para isso, basta ativar a opção “exigir autenticação” em todas as compras.

exigir-senha-para-compras-google-play

Bloquear toque na tela

Precisa de bloquear a tela do seu Android evitando toques acidentais? Temos a solução perfeita para si, evitando que a criança consiga sair dos aplicativos.

Com o touch Lock poderá bloquear a tela do seu dispositivo com relativa facilidade. Na prática, basta pressionar o botão de bloqueio (em forma de cadeado). Repare que surge um ícone semitransparente no canto superior da tela, que deverá pressionar para desbloquear.

Dica: O Android possui uma funcionalidade nativa que lhe permite “fixar” um aplicativo, bloqueando a saída com senha. Dessa forma, poderá “emprestar” o telemóvel à criança e dar alguma liberdade, sabendo que não será possível sair do aplicativo.

YouTube Kids

Preocupado com o conteúdo que a sua criança possa visualizar no YouTube? Existem duas soluções: ativar o filtro de conteúdo ou instalar o YouTube Kids. O filtro de conteúdo consegue bloquear o acesso a vídeos impróprios (sinalizados pela comunidade), no entanto, não é uma solução infalível (tal como o próprio Google salienta).

A solução passa pelo recurso ao aplicativo YouTube kids, uma versão distinta do YouTube tradicional, que proporciona um ambiente mais seguro para as suas crianças, exibindo apenas vídeos infantis.


Bloquear séries e filmes na Netflix

A Netflix continua a ser a maior plataforma de streaming de séries e filmes, sendo uma excelente fonte de conteúdo educacional. No entanto, podem existir séries e filmes que não lhe interessa exibir aos mais pequenos. A pensar nisso, a Netflix passou a disponibilizar uma ferramenta que lhe permite ocultar o conteúdo de forma individual. Para mais detalhes consulte: como esconder séries e filmes na Netflix.

Bloquear o acesso a aplicativos

Para aumenta a segurança da criança e evitar que esta possa contornar os bloqueios, é essencial bloquear o acesso a determinados aplicativos, ou até mesmo às Definições do Android. Para isso, poderá usar outra ferramenta do Android: como bloquear o acesso a aplicativos no Android.

Deixe um comentário