Qual o melhor cartão de memória para celular? Guia de compra

É muito provável que ao comprar um cartão SD ou micro SD, tenha pensado que todos os cartões de memória eram iguais, no entanto, cartões com a mesma capacidade de armazenamento podem ter desempenhos muito diferentes. Sendo assim, como posso escolher o melhor cartão de memória para o celular?

Se pretende fazer vídeos em alta resolução, o cartão de memória terá de possuir uma velocidade de leitura e escrita compatível, capaz de responder às exigências.

SDXC ou SDHC? Quanta capacidade preciso? Estas são perguntas que muitas pessoas se fazem diariamente. Para tirar estas dúvidas, preparamos este artigo sobre a compra de cartões de memória SD e micro SD.

O que é um cartão SD?

Um cartão SD (abreviação de Secure Digital) é um cartão de memória projetado para armazenar dados e conteúdo em dispositivos portáteis, como telefones celulares, câmaras de foto e vídeo digital, tablets, consolas de jogos ou navegadores GPS, entre outros.

Atualmente, os cartões SD são sem dúvida uma das formas de armazenamento mais populares, em parte graças à grande capacidade que oferecem num tamanho tão pequeno. Antes de comprar um cartão SD, deve considerar, três fatores:

  • Tipo ou tamanho
  • Capacidade
  • Velocidade de leitura e gravação

Tipos de cartão SD

Existem basicamente 3 tipos de cartão SD de acordo com o seu tamanho:

  • 1. SD (ou SD de formato completo)
  • 2. Mini SD
  • 3. Micro SD

Há alguns anos que apenas o SD e o micro SD estão no mercado. O mini SD está desatualizado e totalmente obsoleto.

  • SD: foi o primeiro modelo a surgir no mercado. Tem dimensões de 32 mm de altura x 24 mm de largura x 21 mm de espessura. Atualmente, é o formato mais comum entre as câmaras fotográficas digitais DSLR e algumas câmaras de filmar.
  • Mini SD: São a primeira evolução dos cartões SD e têm 21,5 mm de altura x 20 mm de largura x 14 mm de espessura. Estão atualmente em desuso.
  • Micro SD – Micro SD é o formato mais comum para pequenos dispositivos. Podem ser encontrados em telemóveis, tablets ou consolas de vídeo. O tamanho do micro SD é de 15 mm de altura x 11 mm de largura x 10 mm de espessura.

O que é um cartão micro SD?

Micro SD é uma variante da memória flash do tipo Secure Digital. Com a permissão dos Cartões NM da Huawei, os micro SDs são os menores cartões de memória. Eles têm apenas 15x11x10 mm de tamanho.

Sem dúvida, a grande vantagem deste tipo de cartão de memória é o seu pequeno tamanho. Os microSDs permitem que armazene uma grande quantidade de informações num espaço muito pequeno. Outro ponto ao seu favor é o preço atual destes cartões, o que torna a relação preço/capacidade muito alta.

Quais dispositivos utilizam cartões de memória SD ou micro SD?

Apesar da sua longa história, os cartões SD ainda são o padrão atual escolhido para expandir a memória de muitos dispositivos, tais como:

  • Smartphones
  • Câmeras de ação do tipo GoPro
  • Câmaras fotográficas
  • Consolas de jogos do tipo Nintendo Switch
  • Tablets
  • etc.

O facto dos fabricantes terem optado por um formato de cartão torna tudo mais simples. Há poucos anos, escolher um cartão de memória era um pouco caótico, pois tínhamos uma mistura de diferentes tipos, como Sony Memory Sticks, Olympus xDs ou Compact Flash.

Embora nem todos os fabricantes estejam a apostar atualmente em SD ou Micro SD, por exemplo, a Huawei usa cartões NM nos seus telemóveis de última geração e algumas câmaras de vídeo profissionais Sony possuem slots para cartões de memória XQD.

Quantos tipos de cartões micro SD existem?

Muitas pessoas pensam que todos os cartões de memória micro SD são iguais e, embora tenham a mesma aparência, existem muitas diferenças entre eles. Um dos objetivos deste guia de compra de micro SD é que aprenda a diferenciá-los e compre o micro SD mais adequado para o seu dispositivo.

Vamos ao que interessa! Atualmente no mercado, temos 3 tipos de cartões Micro SD em termos de capacidade:

Micro SD

É o formato micro SD mais antigo dos três. Este tipo de cartão tem capacidade máxima de 2 GB. Pode dizer-se que são obsoletos, já que 2 GB atualmente não chegam para um vídeo de 10 minutos num smartphone moderno. Este formato usa um sistema de arquivos FAT32 e FAT16.

Micro SDHC

Os cartões Micro SDHC (HC: alta capacidade) foram os próximos a chegar ao mercado, variando de 2 GB a 32 GB. São compatíveis com dispositivos SDHC e SDXC. Os cartões SDHC usam o sistema de arquivos FAT32, portanto, não podemos gravar arquivos maiores do que 4 GB neles.

Micro SDXC

Os cartões SDXC (XC: eXtended Capacity) são a terceira e última geração de cartões micro SD e provavelmente são o tipo de cartão de que precisa. Estes micro SDs variam de 32 GB de memória a 2 TB.

Embora 2 TB seja o máximo teórico para o padrão SDXC, os maiores cartões micro SD à venda no momento são cartões micro SD de 1 TB. O sistema de arquivos que usam é exFAT, o que significa que não tem a limitação de 4 GB por arquivo do formato FAT.

Como curiosidade, o maior arquivo que pode ser armazenado num sistema de arquivos exFAT é 16 EB (Exabyte), equivalente a 16 milhões de TB.

Importante! Deve saber que as análises dos cartões são compatíveis entre si. Ou seja, num slot para cartões micro SDXC os 3 tipos de micro SD funcionarão, enquanto num slot para cartões micro SDHC, só será compatível com o HC e o SD padrão. Em dispositivos com leitores micro SD, apenas o primeiro micro SD funcionará.

Classe dos cartões de memoria

Ao comprar um cartão micro SD ou SD, também deve levar em consideração a sua classe (ou classificação de classe). A classe indica aproximadamente a velocidade mínima de gravação de um cartão de memória. Conhecendo a classe, saberemos facilmente se ela é rápida o suficiente para o dispositivo no qual vamos usá-la.

Esse número representa a classe do cartão, que poderá variar entre 2, 4, 6, 8 e 10. Na prática, a classe 2 representa os cartões mais lentos e a classe 10 os cartões mais rápidos (leitura e escrita). Os cartões classe 10 são recomendados para quem pretende gravar vídeos em 4k, ou guardar fotografias no formato RAW.

Melhores marcas de cartões de memória SD e micro SD

Porque a marca do cartão de memória é importante? Pois bem, porque, infelizmente, existe um grande número de cartões no mercado que falsificam os seus dados e até falsificam os cartões de marcas de prestígio.

Um cartão de um bom fabricante garante-nos uma certa qualidade e garantia. Sera escusado lembrar que uma avaria do cartão de memória pode levar à perda dos seus arquivos pessoais, como tal, opte por marcas com uma boa reputação. Alguns dos melhores fabricantes são:

  • SanDisk
  • Samsung
  • Kingston
  • Lexar
  • Toshiba
  • Transcender

Os cartões destas marcas conquistaram a sua reputação por atenderem sempre às expectativas, mesmo em muitas ocasiões entregando valores de transferência mais altos do que o anunciado.

Se vai comprar um cartão de memoria, analise todos os fatores deste artigo e tenha em conta também a marca do fabricante.

Deixe um comentário