[Resolvido] alerta “Apenas carateres simples” ao enviar uma SMS

Sempre que tenta enviar uma mensagem, recebe um alerta indicando que a mensagem vai ser convertida para carateres simples para assegurar o envio? Isso “obriga” o usuário a enviar mensagens com erros gramaticais, o que nem sempre é possível fazer.

penas carateres simples

Nas versões mais recentes do Android, a troca de mensagens é feita através da Internet. Por exemplo, se você e o seu contato possuírem o aplicativo Google Mensagens, e ambos possuírem uma ligação à Internet, a sua conversa será feita através de um “chat”, semelhante ao WhatsApp. Aliás, é através dessa mesma funcionalidade, que é possível enviar SMS (ou anexos importantes) através do seu computador, com as conversas a serem sincronizadas em tempo real.


No entanto, se não for possível usar a Internet, o Google Mensagens começa a enviar SMS, que possuem um limite de 140 carateres. Usar os carateres especiais irá elevar o consumo dos carateres disponíveis, o que poderá aumentar o número de SMS necessárias, o que irá gerar o alerta que acabou de receber.

Como resolver?

Comece por aceder ao aplicativo de mensagens que utiliza atualmente. No nosso exemplo, iremos usar o Google Mensagens. Agora, toque no botão de opções (3 pontos) e aceda às Definições. Agora aceda a “Avançadas” e desative a opção “Utilizar carateres simples”.

utilizar carateres simples no google mensagens

É importante salientar que ao deixar de converter estes carateres especiais, irá aumentar o número de SMS enviadas, portanto, mantenha-se atento aos consumos do seu tarifário. Caso tenha dúvidas, envie o seu comentário para o Dicas Droid, teremos todo o gosto em o ajudar 😉

Deixe um comentário