Resolvido Erro ao verificar as atualizações no Google Play Store

O Google Play Store continua a ser a principal fonte de aplicativos para Android, e por vezes, as coisas não correm da melhor maneira, começando a surgir erros que impedem o download ou atualização dos aplicativos.

Um problema bastante útil é a falha ao verificar as atualizações no Google Play Store, algo que pode ser resolvido facilmente, com algumas dicas simples. Este erro pode ser provocado por um problema na cache, dados corrompidos, problemas de conexão, etc. Aplique as soluções pela ordem sugerida.

Solução 1: Limpar cache

Comece por aceder às “Configurações” do seu Android e escolha “Aplicativos”. Na lista de aplicativos procure a loja “Google Play Store”. Escolha a opção “Armazenamento” e toque no botão “Limpar cache” e em seguida “Limpar dados”.

Ainda na mesma janela, aceda às “Permissões” do aplicativo e forneça todas as que lhe forem solicitadas, permitindo dessa forma o acesso às informações necessárias para baixar os aplicativos.

Solução 2: Remover as atualizações

Outra solução, consiste em remover as atualizações do Google Play Store, revertendo o aplicativo para o estado “original”. Para isso, aceda novamente às Configurações do seu Android e toque em “Aplicativos”. Procure o aplicativo “Google Play Store” e toque no botão “Desinstalar Atualizações”.

remover atualizações de um aplicativo

Solução 3: Atualize o seu Android

Por norma, as atualizações do Android são instaladas automaticamente, implementando as novidades e correções do fabricante. No entanto, por vezes é necessário “forçar” as atualizações que ficam “pendentes”. Para isso, basta aceder às “Configurações” do seu Android e tocar em “Sobre o Telefone” (ou tablet) e toque no botão “Verificar atualizações”.

Solução 4: Usar todas as redes

Por vezes, para poupar o tráfego de dados, os utilizadores optam por condicionar o download de aplicativos a apenas uma rede (normalmente Wi-Fi). Para verificar se é essa restrição que gera o erro nas atualizações dos aplicativos, basta aceder ao Google Play Store e tocar no botão de “Opções” (hambúrguer).

Nas configurações da Play Store toque no separador “Geral” e escolha a opção “Preferência de download de apps”. Altere para qualquer “Usar qualquer rede” e verifique se o erro desapareceu.

Solução 5: Use lojas alternativas

O Google Play Store é possivelmente a fonte mais fiável para baixar aplicativos, mas não é a única. Conheça as diversas alternativas ao Google Play Store, isto sem contar com as lojas dos próprios fabricantes e baixe as atualizações manualmente.

Se conseguiu resolver o problema com outro método, envie o seu comentário para o Dicas Droid e ajude os leitores que nos visitam e que enfrentam o mesmo problema. Obrigado, e até já 😉

Deixe um comentário