Sempre que tenta instalar um aplicativo, recebe uma mensagem de erro indicando que outra app está a bloquear o acesso ao Google Play? É sugerido desativar todas as apps que possam estar a bloquear a tela, no entanto, nem sempre essa app é fácil de identificar.

outra app está a bloquear o acesso ao Google Play

Este erro é relativamente comum e simples de resolver. O primeiro passo consiste em encerrar os aplicativos que utilizam a sobreposição de tela, ou seja, que se possam surgir mesmo quando usa outras apps. Um exemplo prático é o Facebook Messenger, cujas conversas surgem mesmo quando possui outros apps abertos.

Solução 1: Fechar todos os aplicativos

Comece por encerrar todos os aplicativos executados em segundo plano. Para isso, comece por deslizar de baixo para cima na tela e pressione o botão em forma de quadrado (o método de aceder a este menu pode variar consoante o fabricante e versão do Android). Toque no botão “caixote do lixo” para terminar todos os aplicativos.

terminar aplicativos em segundo plano

Solução 2: Reiniciar o celular

Se encerrar todos os aplicativos em segundo plano não funcionar, experimente reiniciar o seu celular. Ao iniciar, o seu Android irá carregar os aplicativos “padrão” do arranque, evitando possíveis conflitos. Volte a aceder ao Google Play Store e verifique se o erro se encontra resolvido.

Solução 3: Verificar aplicativos com “sobreposição de tela”

Outra solução, consiste em analisar quais os aplicativos que possuem o “acesso especial” à sobreposição de tela. Para isso, comece por aceder às definições do seu smartphone e use a barra de pesquisa para pesquisar a opção “Acesso Especial”.

Em seguida, escolha a opção “Sobrepor a outras aplicações”. Verifique quais os aplicativos que possuem essa permissão, e se necessário, desative temporariamente essa permissão até descobrir o aplicativo “culpado” pelo erro “outra app está a bloquear o acesso ao Google Play”.

sobrepor a outras aplicacoes

Conseguiu resolver o problema de outra forma? Envie o seu comentário para o Dicas Droid e ajude outros usuários que enfrentam este problema. Obrigado 😉


Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *