Sempre que tenta instalar um aplicativo no seu Android, recebe uma mensagem indicando que “Outra app está a bloquear o acesso ao Google Play”? Receberá igualmente uma indicação que é necessário desativar todas as apps que possam estar a bloquear o ecrã. Não se preocupe, este erro é relativamente comum e muito simples de resolver.

Este erro pode surgir quando existe um aplicativo a ser executado no modo “sobreposição de tela”. Uma aplicação que usa constantemente este recurso é o Facebook Messenger, no entanto, existem outros, tais como os aplicativos para gravar a tela, aplicativos de desenho na tela, etc. Para resolver, basta encerrar o aplicativo “problemático”, ou bloquear a permissão de sobreposição de tela.

Como resolver?

Portanto, vamos começar por terminar todos os aplicativos que possui abertos. Dependendo do seu smartphone, isso poderá ser feito acedendo tocando no botão “Aplicativos Recentes”, ou então, deslizando de baixo para cima, ou da esquerda para a direita. Toque no botão para “encerrar os aplicativos abertos”. Uma alternativa, é simplesmente “reiniciar o seu smartphone” que irá encerrar todas as apps abertos.

Se o seu smartphone possui um aplicativo para otimização de desempenho no Android, também o poderá utilizar para encerrar todos os aplicativos.

Remover privilégios de sobreposição

Se o problema persistir, poderá simplesmente remover a autorização de sobreposição de aplicativos. Para isso, basta aceder às Definições do seu Android e clicar em “Aplicativos”. Na lista de aplicativos, localize o aplicativo que está a sobrepor a tela. No campo “Avançadas” toque na opção “Sobrepor a outras aplicações” e desative essa mesma opção.

Se tudo correu bem o erro estará resolvido, e já poderá baixar aplicativos normalmente. Caso tenha dúvidas, envie o seu comentário para o Dicas Droid.


Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *