Resolvido: Teclado Gboard parou (apresenta falhas)

O Gboard é um dos melhores teclados para Android, permitindo acelerar a sua escrita com um sistema de previsão de palavras bastante eficaz, além de possuir um sistema multilingue, que permite usar vários idiomas em simultâneo. A juntar a isso, poderá ainda usar a transcrição, que lhe permite escrever SMS e documentos com a sua voz.

No entanto, podem existir situações em que o aplicativo deixa de funcionar corretamente, começando a apresentar uma mensagem indicando que o “Gboard parou” (apresenta falhas continuamente).

Isto pode acontecer por arquivos da cache corrompidos, uma versão desatualizada, etc. Sendo assim, como poderemos resolver o problema?

Solução 1: Limpar a cache

Comece por aceder às definições do seu Android e procure a opção “Aplicativos”. Na lista de aplicativos procure o “Gboard” e selecione o mesmo. Agora, escolha a opção “Armazenamento” e toque no botão “Limpar cache” ou “Eliminar dados”, que exclui a cache e todas as configurações aplicadas.

gboard parou continua a falhar

Solução 2: Reativar o Gboard

Outra solução consiste em “reativar” o Gboard nas configurações do seu Android. Para isso, volte a aceder às “Definições” do seu smartphone e procure a opção “Idioma e teclados” (pode usar a pesquisa), normalmente encontrará a mesma em “Sistema”.

Agora, escolha um método de entrada diferente, por exemplo, outro teclado que se encontre disponível (por exemplo, o SwiftKey) e volte a escolher o Gboard.

teclado do android

Solução 3: Atualizações

Aceda à página do Gboard no Google Play Store e verifique se existem atualizações pendentes. Em caso positivo, toque no botão “Atualizar” para instalar a versão mais recente do Gboard e verifique se o erro desapareceu. Se já possui a versão mais recente, então faremos o caminho “inverso”, ou seja, vamos aceder às Configurações do seu Android e escolher a opção “Aplicativos”.

Na lista de aplicativos escolha o Gboard e toque no botão “3 pontos” no canto superior direito. Escolha a opção “Desinstalar Atualizações”. Se não resultar, pode sempre experimentar remover o Gboard por completo e voltar a instalar.

Solução 4: Usar outro teclado

Se continua a não conseguir usar o Gboard, provavelmente estará na altura de experimentar outro teclado. A nossa sugestão recai no SwiftKey, um aplicativo que atualmente, é propriedade da Microsoft. Caso necessite de ajuda adicional, basta enviar o seu comentário para o Dicas Droid, teremos todo o gosto em ajudar 😉

Deixe um comentário