Too Good To Go – Ajude a combater o desperdício alimentar

O desperdício alimentar é um problema sério, e como tal, todas as iniciativas para combater o problema merecem a nossa atenção. Nesse sentido, decidimos dar a conhecer o aplicativo “Too Good To Go”, que permite aos restaurantes venderem as “sobras” de comida por um valor significativamente mais baixo.

to good to go

O aplicativo Too Good To Go tem uma proposta bem interessante tanto para os restaurantes, que podem recuperar algum do dinheiro investido, como para os consumidores, que conseguem poupar e usufruir de ementas deliciosas.

No Brasil, a legislação não colabora, e a maioria dos restaurantes decide descartar os alimentos porque são os únicos responsáveis. Ou seja, se doar alimentos intactos, mas a pessoa adoecer por problemas de armazenamento ou alguma natureza congénita do comedor, a empresa que doou os alimentos terá responsabilidades cíveis e criminais.

Too Good To Go é a nova inovação do mercado tecnológico

Embora as ONGs daqui estejam trabalhando muito para mudar essa situação, na Dinamarca um grupo de empresários criou uma empresa start-up para pelo menos tentar eliminar esse desperdício. É Too Good To Go, um aplicativo inovador que conecta restaurantes com pessoas que desejam comprar essas “sobras” por um preço inferior ao preço real.

Como funciona?

Basta baixar o aplicativo para Android e IOS, escolher um restaurante e fazer um pedido. A opção não ultrapassa 5€, e há vários restaurantes famosos nos locais participantes. Para começar, será necessário criar uma conta gratuita e ativar o GPS para encontrar os restaurantes (ou supermercados) perto de si.

criar conta no to good to to

Descubra o que lhe apetece comprar e pague diretamente através do aplicativo. Depois é só recolher o seu pedido no horário definido pelo estabelecimento. Está pronto, acaba de fazer a diferença e reduzir o desperdício alimentar.

A equipa do aplicativo destacou que essa não é uma forma de ganhar dinheiro, mas de evitar o destino final de grandes quantidades de alimentos que ainda são adequados para o consumo. Esses compradores ainda podem doar e, para quem não puder pagar, será uma refeição.

Uma iniciativa simples, porém muito proativa já esta funcionando com força total em 6 países e tem um plano de ser expandir para o mundo todo. Em Portugal, já existe uma oferta significativa, e ao que tudo indica, em breve a funcionalidade poderá chegar ao Brasil, com tanta gente passando fome e com a desigualdade social Too Good To Go é uma grande evolução.

Deixe um comentário