Transfira as músicas do Google Play Music para o YouTube Music

O Google anunciou que irá terminar o serviço Play Music, reforçando a sua aposta num único aplicativo, neste caso o YouTube Music. Se comprou músicas no Google Play Music, ou fez o upload das suas próprias músicas para o serviço, deverá transferir a sua coleção para o YouTube Music, ou fazer um backup dos seus arquivos localmente, antes que o Google as elimine.


O encerramento será faseado, mas muito “acelerado”. Já em Setembro deixará de existir a opção de streaming, e até ao final do ano, as coleções musicais serão excluídas. Esta decisão já era “esperada”, após o notório desinvestimento no Play Music, contrastando com o entusiasmo da Google no YouTube Music.

O que é o YouTube Music?

O Youtube sempre foi uma das escolhas predilectas dos usuários para ouvir música. Além da oferta “tradicional”, que encontra nos mais diversos serviços de streaming, o YouTube consegue disponibilizar uma série de remixes que não encontra em outro serviço.

Como tal, o surgimento do YouTube Music pode ser encarado de forma normal, tendo como objectivo aprimorar a experiência do utilizador. É igualmente mais “leve”, pois não obriga ao carregamento dos vídeos, sendo possível ouvir apenas o áudio.

Comece a transferir a sua música para o Youtube Music

Comece por baixar e instalar o Youtube Music no seu Android e faça o login com a sua conta Google. Irá receber uma sugestão para testar gratuitamente o serviço Premium, o qual poderá ignorar tocando no botão “X”.

youtube music x

Agora, basta tocar na foto do seu perfil e entrar em “Definições” e escolha a opção “Descarregue do Google Play Store”. Surgirá uma lista com as músicas que serão transferidas para a sua conta YouTube Music.


Após escolher todo o conteúdo que pretende transferir, toque no botão “Transferir”. O procedimento poderá demorar algumas horas, dependendo da quantidade de músicas que será necessário transferir.

Após concluir o processo, as suas músicas compradas e enviadas, passam a estar disponíveis no Youtube Music, sendo possível ouvir, mesmo em offline. Esta foi a forma que a Google encontrou para não prejudicar os usuários, especialmente quem comprou música.

Deixe um comentário