Como usar outro motor de busca no Android (Bing, DuckDuckGo, etc)

Quando falamos em motores de busca, o primeiro nome que surge na lista é certamente o Google. Mas isso não significa que não possa experimentar outros serviços, tais como o Bing ou DuckDuckGo.

Desde que foi fundado em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, o motor de busca Google evoluiu consideravelmente, e com ele, todas as páginas Web, que são obrigadas a aplicar os novos padrões de qualidade exigidas, para conseguirem rankear nas primeiras páginas.

No entanto, as diversas questões de privacidade que são constantemente levantadas, levam os utilizadores a desejarem outros motores de busca.

Os navegadores atuais já permitem a alteração do motor de busca de uma forma simples e intuitiva. Sendo assim, como posso usar outro motor de busca no Android?

Alterar o mecanismo de pesquisa padrão no Chrome

Geralmente, o navegador escolhido pelos utilizadores é o Google Chrome, que é igualmente navegador padrão usado pelo sistema Android. Para alterar, comece por abrir o Google Chrome e no canto superior direito toque no botão 3 pontos. Selecione a opção “Definições” (ou Configurações) > “Motor de pesquisa”.

motor de pesquisa do google chrome

Surgirá uma lista com outros motores de busca, tais como: Yahoo!, Bing, DuckDuckGo e o Ecosia.

usar outro motor de busca no android

Como é óbvio, existem outros motores de busca, no entanto, os serviços listados são os que possuem maior reputação e segurança nos resultados apresentados.

Trocar o Widget de pesquisa na tela de inicio

Trocar o mecanismo de busca do Chrome não irá remover o Widget da tela inicial do seu smartphone. Para isso, comece por pressionar (sem largar) a barra de pesquisa e escolha a opção “Eliminar”.

remover barra de pesquisa do google

Em seguida, será necessário instalar outro motor de busca no seu Android, por exemplo, o DuckDuckGo. Agora toque durante alguns segundos numa zona vazia da tela inicial e escolha a opção “Widgets” e adicione a pesquisa do DuckDuckGo.

Se instalar o navegador Microsoft Edge, irá ter acesso a uma barra de pesquisa do Bing.

widgets na página inicial do google

Alterar a assistente Digital

Para concluir este processo, falta alterar a assistente digital, que nos dispositivos Android é o Google Assistente (que pode ser iniciado pelo Ok Google). Para isso, basta abrir as “Definições” (ou Configurações) e use a pesquisa para encontrar a opção “Aplicação de Assistência”.

mudar app asisstente

Atualmente existem vários aplicativos assistentes, tais como a Cortana, Bixby, Huawei Assistant, Alexa, etc. Essas opções não surgem listadas por padrão, sendo necessário instalar as mesmas através do Google Play Store (ou alternativas). Ficou com dúvidas, envie o seu comentário para o Dicas Droid 😉

Deixe um comentário