Como usar um tablet como segundo monitor no Windows (Android)

Usar um segundo monitor pode melhorar consideravelmente a sua produtividade, no entanto, antes de avançar para a compra de um monitor, pode experimentar usar um dispositivo Android (preferencialmente tablet) como segundo monitor no Windows.

A ligação pode ser feita através de Wi-Fi ou de um cabo USB, embora a segunda opção permita uma imagem mais nítida e fluída. Para isso, existem 3 aplicativos à sua escolha, com um funcionamento muito semelhante entre eles.


Lembre-se, para usar a ligação via USB será necessário ativar a depuração no modo desenvolvedor. Caso sinta dificuldades, poderá consultar o nosso tutorial: como ativar a depuração USB.

1- SpaceDesk

Uma das soluções mais populares é o SpaceDesk, um aplicativo gratuito e simples de usar. Para começar basta proceder à instalação do Driver no Windows (Server), sendo possível escolher a versão 32 ou 64bits (em caso de dúvida, opte pela versão 32 bits).

Proceda à instalação do aplicativo SpaceDesk no seu Android através do Google Play Store. Os dois dispositivos devem estar conectados à mesma rede Wi-Fi, ou através de um cabo USB. Se tudo correu bem, a conexão é feita automaticamente, no entanto, caso tenha dificuldades, poderá tocar no botão “+” no seu Android e digitar o IP do seu computador.

spacedesk

Para descobrir o IP do seu computador, basta usar a barra de pesquisa do Windows para lançar o prompt de comando e digitar o comando “ipconfig” (sem aspas). O ip do computador é listado no campo “IPv4 Adress”.

ipv4 ip do computador

Nota: No nosso caso, foi necessário prodecer à reinstalação do “Server” para funcionar corretamente.

2. SuperDisplay

O SuperDisplay foi uma agradável surpresa, mostrando ser bastante fiável e rápido, mesmo quando é conectado através de Wi-Fi. O aplicativo possui uma taxa de atualização de 60hz, sendo possível personalizar a exibição da imagem com os gestos e usar o tablet como mesa digitalizadora.

A configuração foi igualmente simples, em primeiro lugar, é necessário proceder à instalação do driver no Windows. Em seguida, proceda à instalação do aplicativo no seu Android através do Google Play Store.


Agora, basta fazer a “ponte” conectando o Windows ao Android, usando um cabo USB, ou conectando os dois dispositivos (PC e tablet) na mesma rede Wi-Fi. Não se esqueça de clicar no link “Connect via WiFi” nas opções do SuperDisplay para PC.

superdisplay

Será necessário digitar o IP que surge no aplicativo Android. Está pronto, se tudo correu bem o seu tablet já irá funcionar como segundo monitor.

Atenção, este aplicativo só é gratuito para testar durante 3 dias, o que lhe irá permitir testar as suas funcionalidades e fiabilidade. O preço do aplicativo é $14,90 (dólares), ou seja, um valor significativo. Caso não pretenda pagar pela versão premium deverá remover o aplicativo.

3. Twomon Portable USB Display SE

Por fim, não poderiamos ignorar o Twomon, um aplicativo de enorme qualidade e com um feedback muito positivo por parte dos usuários. Infelizmente, o aplicativo não permite testar gratuitamente, “exigindo” o pagamento de 8,99€.

Tal como o próprio nome indica, o aplicativo apenas permite a ligação via “USB”, o que poderá ser uma enorme limitação perante os seus concorrentes.

Trocar a exibição de telas

Caso seja necessário, poderá desligar a exibição da imagem na segunda tela, parando o aplicativo ou acedendo às configurações do Windows e escolher a opção Projectar.

expandir imagem do windows

Poderá ainda trocar a forma como a imagem é exibida, nas duas telas em simultâneo, apenas no tablet ou apenas no computador. Caso tenha dúvidas, envie o seu comentário para o Dicas Droid.

Deixe um comentário