WhatsApp parou de funcionar? Resolva de forma simples

O seu WhatsApp parou de funcionar, ou apresenta mensagens de erro constantemente? Saiba como resolver o problema com algumas dicas simples e rápidas de aplicar.

Solução 1. Limpar dados temporários

Em primeiro lugar, vamos limpar os arquivos temporários do WhatsApp, fazendo com que o aplicativo volte a funcionar como na primeira vez que o instalou. Para isso, comece por aceder às Configurações do Android e escolha a opção “Aplicativos”.

Procure o WhatsApp na lista de aplicativos e selecione o mesmo. Em seguida, aceda à opção “Armazenamento” do aplicativo e toque nas opções “Limpar cache” e “Limpar dados”. Volte a aceder ao WhatsApp, se tudo correu bem, o aplicativo terá feito um “reset” e estará agora a funcionar.

limpar dados e cache do whatsapp

Solução 2: Permissões

Todos os aplicativos necessitam de permissões para funcionar corretamente. Como forma de melhorar a privacidade dos utilizadores, e prevenir abusos, o Android pergunta se deseja fornecer uma determinada permissão. Ao recusar uma permissão (neste caso ao WhatsApp), estará a impedir que o aplicativo funcione corretamente. Como tal, volte a aceder às configurações do seu Android e escolha a opção “Aplicativos”.

Em seguida, escolha o aplicativo “WhatsApp” e entre a opção “Permissões”. Toque nas permissões que se encontram na secção “Recusadas” e altere para “Permitir”.

permissões do whatsapp WhatsApp parou de funcionar

Solução 3: Instalar atualização

Outra forma simples de resolver problemas quando o WhatsApp parou de funcionar é atualizando o aplicativo para a última versão. Para isso, comece por aceder ao Google Play Store e faça uma pesquisa pelo WhatsApp. Verifique se já possui a versão mais recente. Quando possui a última versão, não surge o botão “Atualizar”, apenas o “Abrir”.

Se já possui a versão mais recente do aplicativo, poderá experimentar as versões “beta” presentes nas lojas alternativas ao Google Play Store, ou reverter o WhatsApp para uma versão anterior. Se optar por instalar o WhatsApp de uma loja “externa”, poderá usar o apkmirror.com. Na prática, basta baixar o arquivo .apk e executar o mesmo para proceder à instalação.

Solução 4: verificar a Internet

Se o WhatsApp não está a receber mensagens poderá estar com problemas de acesso à Internet. Como tal, experimente alterar a sua conexão. Se estiver usando uma rede Wi-Fi altere para tráfego de dados, e vice-versa.

Existe ainda a possibilidade do WhatsApp se encontrar offline. Nesses casos, poderá usar sites como o “downdetector” para verificar se o site se encontra online. O site possui uma página específica onde os utilizadores podem “reportar” falhas no serviço e dessa forma compreender se existe um enorme número de utilizadores com o serviço offline.

Solução 5: Otimizar desempenho do Aplicativo

Se recebe constantemente mensagens indicando que o WhatsApp parou de funcionar, poderá indicar que o seu dispositivo não possui os recursos suficientes para executar o aplicativo. Nesse caso, recomendamos que use o aplicativo “Arquivos do Google” para limpar os arquivos inúteis do seu Android libertando espaço.

limpar arquivos inúteis do smartphone

Resolveu o problema de forma diferente? Envie o seu comentário para o Dicas Droid e ajude os nossos leitores a encontrar a solução para este problema. Obrigado 😉

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *